Série Ambientes chega ao seu terceiro artigo, onde falaremos sobre o quarto, o ambiente mais aconchegante da casa.

O arquiteto, apresentador e embaixador da ARAUCORenato Mendonça convida você a conferir três projetos modernos e criativos para três diferentes perfis de pessoas. Confira a seguir!

Vários estilos em harmonia

Neste quarto, “a ideia foi misturar um pouco dos estilos. É contemporâneo e limpo, mesmo com a mistura de texturas e materiais”, explica Mendonça. O Sálvia, com seu tom verde mais seco, foi utilizado nas mesinhas de cabeceira, oferecendo um pouco de cor e contraste com a cerâmica ao fundo, que traz um toque retrô. O pilar descascado atua com uma certa jovialidade, resgatando a decoração industrial.

Já o nicho é composto pelo padrão Vesúvio, pois a sua aparência em pedra agrada aos olhos, formando uma incrível composição. Na cama, foi utilizado o Deva, com sua trama de tecido em tom cinza um pouco mais fechado.

Com materiais distintos, pôde-se obter uma composição bastante funcional e moderna.

 

Um espaço sem gênero e com muita personalidade

Este quartinho de bebê “foi feito pensando que não existe um gênero. Poderia ser utilizado por uma menina ou menino, mas o mais importante é que o ambiente tem personalidade e uma sensação de amplitude”, comenta o arquiteto.

O espaço foi projetado de maneira funcional, para manter tudo organizado, mas também de forma lúdica. O Galês, uma madeira ebanizada branca, cria o efeito de casinha na estante. O forro, revestido em Damasco, harmoniza perfeitamente com o barrado em formato ripado, trazendo textura e jogando o olhar para cima, aproveitando o pé direito, que é um pouco mais alto do que o convencional.

Ambos os padrões citados proporcionam uma composição suave. Mesmo com uma paleta de cores mais quente, o espaço não se tornou pequeno, nem cansativo.

 

Seriedade e maturidade

Esse quarto é de um casal maduro e mais sério, “então trouxemos o contraste entre o que está dentro e o que está fora. Perceba que, do lado externo, é superiluminado. Há um jardim e a poltrona butterfly, o canto de leitura. Já no interior, inserimos o Escarlate, para criar uma imposição de materiais e deixar o ambiente mais expressivo e relevante”, conta Renato.

O painel ao fundo foi trabalhado com uma boiserie, reforçando a sofisticação da decoração. A madeira bem-marcada em contraste com a cama em Deva e as mesas de cabeceira mais claras em Vesúvio criam uma composição única.

Mais uma vez, há a mistura de materiais: um que se assemelha à pedra, outro que resgata a madeira e, para finalizar, uma tonalidade que traz o tecido para a cena, exibindo a versatilidade dos padrões ARAUCO.

Encontre novas inspirações

E aí, curtiu os insights? Então, continue encontrando novas ideias em nosso blog. Confira a matéria em que o Renato Mendonça utiliza padrões da ARAUCO para projetar uma cozinha.