Afinal, qual é melhor opção para fazer a minha mobília: MDP ou MDF? O processo de fabricação das chapas MDF e MDP é semelhante. Ambos os tipos são originários das mesmas espécies de madeira reflorestada, pinus e eucalipto. Ou seja, os dois possuem grande qualidade.

No entanto, existe uma grande diferença entre MDF e MDP. Enquanto o MDP é produzido com partículas da matéria-prima, o MDF é feito a partir de fibras cozidas. Com isso, muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre qual é o melhor para uso.

A diferença entre MDP e MDF pode influenciar diretamente no desempenho, acabamento e custo da mobília.

Por isso, separamos as principais características de cada uma das chapas. O objetivo é ajudar você no momento da escolha do material para indicar aos clientes em seus projetos.

Continue a leitura e entenda melhor qual a diferença entre MDF e MDP!

MDF: o que é?

É a sigla para Medium Density Fiberboard, que significa painel de fibra de média densidade. É feito a partir de fibras de madeira e resina sintética, resultando em chapas uniformes, lisas e planas. O MDF pode receber diversos revestimentos, como melaminas, tintas e acabamentos.

MDP: o que é?

Em inglês, é Medium Density Particleboard, traduzido como painel de partícula de média densidade. A sua fabricação é composta por três camadas de partículas de madeira, sendo grossa a do miolo e finas as externas. Estruturalmente mais resistente, suporta mais peso e, portanto, tem menos chances de empenar.

Quais são as diferenças entre MDF e MDP?

Quando falamos sobre a diferença entre MDF e MDP, além da questão da fabricação, as possibilidades de utilização também são diferentes.

O MDF possui superfícies grandes e homogêneas, o que permite cortes em qualquer sentido. 

Além disso, ele possibilita a aplicação de diferentes revestimentos, o que faz dele mais versátil e flexível, sendo muito indicado para peças que exigem acabamentos exclusivos com detalhes redondos. Outro ponto forte é que o MDF é mais resistente a altas temperaturas.

Por sua vez, o MDP suporta mais peso, devido às suas três camadas. Recomenda-se utilizá-lo para trabalhos com cortes retos, como prateleiras, gavetas ou portas. Também pode ser fabricado em larga escala, e por isso, é vendido para indústrias com um valor mais acessível.

Escolha o padrão ideal para o seu projeto

Agora que você conferiu as diferenças entre o MDF e o MDP, acesse o ARAUCO Online e compre os seus painéis de maneira prática e segura. Se estiver em dúvida na hora de escolher, utilize o simulador de ambientes.