A nossa presença global nos compromete com os desafios do mundo. Por isso, somos renováveis – essa é a maneira que encontramos para transformar o entorno. Com diversas iniciativas sustentáveis, estamos sempre aprimorando nossos processos de fabricação, para contribuir positivamente com a vida e a saúde das pessoas. 

Em 2020 a Arauco recebeu a certificação Carbono Neutro, tornando-se a primeira companhia florestal do mundo a alcançar essa meta, um passo importante para enfrentar a crise climática. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema e como conseguimos essa certificação. 

 

O que significa dizer que a ARAUCO é certificada como Carbono Neutro? 

Para ser certificado como Carbono Neutro, é preciso que o dióxido de carbono capturado supere as suas emissões globais. Há quatro anos, concretizamos essa meta e passamos a contribuir significativamente na preservação do planeta. O marco nos posicionou como a primeira empresa florestal do mundo a conseguir esse importante objetivo. 

 

Mas, como conseguimos esse feito? 

Foram necessárias ações em dois aspectos que se complementam. O primeiro deles está relacionado ao aprimoramento das operações, que possibilitaram diminuir as emissões de gases de efeito estufa. 

 

O segundo envolve o aumento das capturas de CO₂, por meio de bosques nativos e das plantações, que fazem com que o carbono permaneça retido nos produtos florestais. 

 

Além disso, já nos anos 1990, começamos a incorporar energia limpa e renovável nos processos produtivos, a partir de biomassa, substituindo o carvão na matriz energética do Chile. 

 

Para continuar avançando nesse quesito, assumimos compromissos adicionais para reduzir nossas emissões até 2030 através de Objetivos Baseados na Ciência (Science Based Targets). Além disso, toda a madeira que produzimos anualmente reduz milhões de toneladas de CO₂ da atmosfera, o que é equivalente a retirar 5.000 veículos da rua todos os dias. 

 

Ser renovável nos permite gerar mudanças 

A nossa estratégia climática foca na geração de produtos desenvolvidos a partir de um recurso natural, renovável e nobre como a madeira. Isso é possível graças a um equilíbrio entre a conservação do bosque nativo e a produção sustentável.  

 

Aqui, na ARAUCO, as soluções são baseadas na ciência e na natureza. Os produtos têm a capacidade de reter carbono em sua própria composição, permanecendo ali por muitos anos. Dessa forma, substituímos alternativas que possuem alta pegada de carbono. 

 

Assim, geramos mudança: mitigamos o aquecimento global e trilhamos um caminho em direção à bioeconomia. Não basta crescermos, é necessário crescer de forma sustentável, de acordo com o que o mundo precisa. 

 

Criamos valor sustentável 

Saiba mais sobre as nossas iniciativas e venha ser renovável junto com a gente.