Dois ambientes para receber, acolher e oferecer experiências ligadas à gastronomia e ao bem viver. Assim são o Restaurante Arauco by Latulia e o bar Ilê Omi por Noipê, ambos espaços decorativos e funcionais da CASACOR Ribeirão Preto 2024, inaugurada em 20 de agosto em um casarão modernista icônico da cidade do interior paulista, com 2.500 m2 de área total.

Além de serem pontos de encontro disputados, os ambientes têm mais em comum. Mariane Siqueira, que assina o Restaurante Arauco, assim como Bete Said e Victor Poiani, que projetaram o bar oficial da mostra, escolheram os painéis Arauco para usar no mobiliário e em revestimentos de parede e teto, apostando em combinações de impacto.

restaurante vista arauco

No Restaurante Arauco, a cor terrosa do Jalapão ganha sofisticação na composição com o preto do padrão Petar e o toque metálico das cortinas

Para Mariane, a definição dos padrões para compor o ambiente foi fácil. “No último lançamento da Arauco na ExpoRevestir, os tons que mais me chamaram atenção foram o Jalapão e o Petar, pois são cores que usamos há bastante tempo nos projetos do escritório. Amo tons terrosos misturados ao preto. Por isso essa escolha para o ambiente, porque ela já remete à essência dos nossos projetos”, afirma a arquiteta.

Segundo ela, os padrões dão vida ao ambiente, trazendo cor para o espaço de 100 m2, que ganhou o nome Vista por enquadrar em suas janelas a cidade e o pôr do sol. “Além da mistura dos padrões, que já combinam por si só, acrescentei o dourado, que está nas cortinas metálicas que envolvem o ambiente”, conta Mariane, destacando que o Jalapão acrescenta charme ao projeto e destaca o verde da natureza, também presente no restaurante.

O Japalão também foi uma das escolhas da dupla de arquitetos responsável pelo bar Ilê Omi por Noipê. “Optamos por uma combinação de contraste mais leve. Queríamos trazer uma cor forte e terracota para aquecer e confortar o ambiente, e precisávamos de um padrão que auxiliasse o Jalapão nesse papel. Foi aí que escolhemos o Cerrado”, conta Bete Said.

Com a proposta de ser também uma galeria, o bar da mostra – que tem 140 m2 ocupados por uma área externa, lounge, bar e banheiro acessível – é uma carta de amor às nossas ancestralidades e raízes de matriz africana, conforme conta Bete. Ela afirma que, desde que conheceu os padrões da Arauco, já sabia que o Jalapão e o Cerrado seriam a composição perfeita para o espaço.

bar casacor ribeirão preto

Detalhes do ambiente do bar: no balcão, a leveza do padrão Cerrado, enquanto o Jalapão destaca os nichos dos kokedamas, transformando-os em quadros vivos

A arquiteta explica o motivo da escolha: “Primeiramente porque nosso ambiente honra e celebra a brasilidade, e nada pode ser mais brasileiro do que o nosso lindo Cerrado e seus tons áridos, traduzidos em uma madeira leve e atemporal. Ele foi usado em composição com o Jalapão, já que o terracota era nossa principal paleta de cor. A inspiração veio da cor da terra avermelhada de Tocantins, vibrante e intensa, ideal para trazer o aconchego que queríamos no ambiente”.

De fato, o espaço, com suas artes cheias de significado e destacadas no palco da CASACOR, transborda brasilidade, e os arquitetos reconhecem valor nisso. “Passou da hora de realmente olhar para o nosso Brasil e enaltecer o que temos de bom. A coleção Tons do Brasil da Arauco fez isso muito bem, trazendo padrões inspirados em nossa essência e incorporando-a em chapas versáteis, para todo tipo de projeto”, diz Bete, que conclui: “O Jalapão e o Cerrado agregam a raiz brasileira em nosso espaço, esse jeito de ser em sua mais pura essência, intenso, divertido e inspirador”.

 

 

CASACOR Ribeirão Preto

Ambientes: Restaurante Arauco by Latulia e Bar Ilê Omi por Noipê

Até 20 de outubro de 2024

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/