No primeiro ambiente da série de artigos sobre projetos criados pelo nosso embaixador Renato Mendonça, confira um apartamento para uma família jovem, onde a modernidade foi o ponto alto.
Junto ao nosso embaixador Renato Mendonça, criamos uma série de artigos em que vamos falar sobre projetos criados pelo arquiteto. São ambientes especiais, escolhidos por sua criatividade ou pela inovação e que, com certeza, vão trazer muitas inspirações para você.
O primeiro é o apartamento de uma família jovem, no bairro da Lapa, em São Paulo. O imóvel de 92 m² foi projetado por Mendonça, que conhece o casal há mais de dez anos e sabia exatamente como atender às expectativas dos amigos. “Eles são descolados e alto astral. Foi o primeiro apartamento comprado para constituir a família. A menininha nasceu pouco antes de eles se mudarem para lá”, comenta Renato.
A partir da personalidade dos residentes da casa, o arquiteto pensou em todos os detalhes. Confira.
Espaços integrados e traços minimalistas
A propriedade fica em um prédio novo, então, o projeto foi criado do zero, com espaços personalizados. É o caso da cozinha, que foi incorporada à sala de jantar, pois o ambiente era pequeno e a ideia era ganhar espaço e iluminação. Já a sala de estar foi integrada à varanda, que foi totalmente envidraçada.
O projeto traz o minimalismo em diferentes detalhes, pedido solicitado pelos clientes. “Criamos uma casca neutra com personalidade. Tons sóbrios com texturas sutis e optamos por móveis de design nacional conhecido”, explica Renato. Por ser uma família descontraída, o piso escolhido foi um modelo espinha de peixe em peroba rosa de demolição.
Modernidade nos quartos, inclusive no infantil
Na suíte do casal, a bancada do banheiro foi integrada ao quarto, dando espaço para um box maior. Ali, foi aplicado um porcelanato que imita carrara, para trazer a contemporaneidade do clássico. Além disso, nesse cômodo, a cabeceira ganhou um toque feminino e ao mesmo tempo moderno, com uso de boiseries.
No quarto infantil, há um painel de peroba rosa, seguindo a mesma paginação do piso e subindo a parede, para mostrar que um ambiente de criança não precisa ser, necessariamente, fofo. “Ficou impactante com o material do piso em uma das paredes e a marcenaria com detalhe de palha indiana, o que dá ritmo e graça”, explica Mendonça.
Todos os cantos bem aproveitados
No apartamento, há também um cantinho da leitura, que havia sido criado para amamentação e, agora, pode ser usado para relaxar e ler um livro. Foi incluído ainda um sofá grande para que a família pudesse curtir os momentos com aconchego e bem-estar. Obras de arte foram inseridas à decoração, trazendo a personalidade dos clientes.
“Cada cantinho foi bem aproveitado. A paleta é muito próxima em todos os ambientes, o que cria uma unidade no apartamento. Fica mais harmônico e leve”, conclui o arquiteto.
E aí, curtiu? Inspirador, não é mesmo? Para continuar recebendo dicas de decoração e muito mais, siga as redes sociais da ARAUCO.
Fotos: Rafael Renzo / Divulgação