A sustentabilidade é pauta frequente entre os mais diversos setores da sociedade. Não é diferente nas empresas produtoras de móveis e afins. Inicialmente, as peças e revestimentos eram feitos à base de madeira com processos nada sustentáveis.
Com o tempo, outras opções foram surgindo. Na década de 1980, o MDF chegou como uma excelente alternativa, já que apresenta diversos benefícios.
Continue a leitura e descubra como esse material é produzido e por que é ecologicamente correto.
Como é feito o MDF?
As chapas de MDF provêm de árvores eucalipto ou pinus, espécies cultivadas em áreas de reflorestamento. As toras são processadas para se transformarem em lascas de madeira, as quais são encaminhadas para desfibração, uma técnica que separa as fibras do restante.
Em seguida, essas fibras são empregadas a uma resina sintética. Quando secas, são moldadas para que o ar entre elas seja eliminado. A próxima fase é a prensagem que forma a chapa de MDF. Na última etapa, ela passa por uma lixadeira, para ser polida e cortada de acordo com a sua função. O painel ainda pode receber um revestimento, como melaminas, tintas e acabamentos.
Por que escolher o MDF?
O ponto mais importante em optar por peças de MDF é a questão da sustentabilidade. Por ser fabricado com madeiras de reflorestamento, ele evita o desmatamento e a utilização inapropriada de madeira de árvores.
Além disso, conta com outras vantagens, como:
- Diversidade de acabamentos;
- Resistente a pestes, como cupins;
- Não é afetado pela mudança de temperatura;
- Excelente custo-benefício;
- Mais maleável, podendo ser cortado ou pintado facilmente.
Por que escolher os painéis de MDF da ARAUCO?
Porque aqui, na ARAUCO, você pode ter a certeza de que as chapas de MDF são produzidas de maneira sustentável, respeitando o planeta e as comunidades. A partir de um manejo florestal eficiente, valorizamos os serviços ambientais e sociais da floresta.
As principais espécies plantadas manejadas por nossa empresa são o Pinus taeda, o Eucalyptus grandis e o Eucalyptus urograndis. Com uma gestão florestal, direcionamos o nosso trabalho para um caminho eficiente e ecologicamente correto. São diversas as etapas incluídas nesse gerenciamento, entre elas:
- Planejamento florestal;
- Tecnologia florestal;
- Implantação e manutenção;
- Proteção florestal;
- Colheita e transporte da madeira;
- Controle das atividades dentro do processo de produção florestal.
Com produtos sustentáveis e de qualidade, oferecemos muito mais do que painéis para projetar ambientes, mas também saúde e bem-estar aos nossos colaboradores e clientes.
Conheça todas as ações sustentáveis da ARAUCO
Para conferir os nossos projetos voltados à sustentabilidade, clique aqui.