Dentro de qualquer negócio, evitar desperdícios deve ser uma das prioridades. Nas marcenarias, não é diferente! É preciso encontrar maneiras de fazer bom uso das matérias-primas, a fim de aumentar a produtividade e diminuir gastos.

Como isso é feito na sua empresa? Já existem estratégias para reduzir a perda de materiais? Acompanhe o texto e veja as orientações que separamos para os marceneiros evitarem o desperdício no dia a dia do trabalho.

 

6 dicas para evitar desperdícios na marcenaria

Confira algumas medidas que podem ajudar a economizar na sua marcenaria e reduzir perdas com material.

 

  1. Tenha uma boa gestão de estoque

Material parado é dinheiro mal utilizado. Portanto, uma alternativa é manter em estoque apenas os materiais necessários para a produção dos projetos já fechados com os clientes. No entanto, é essencial analisar cuidadosamente os prazos de entrega dos fornecedores para evitar atrasos na entrega do trabalho.

 

Outra dica importante é avaliar quais produtos têm maior demanda e quais tendem a sobrar. Isso permite um melhor controle de estoque, reduzindo gastos desnecessários.

 

  1. Utilize equipamentos eficientes

Optar por uma máquina de corte pode impactar positivamente na produtividade do seu trabalho como marceneiro. No mercado, há diversas opções disponíveis para adquirir o modelo que melhor atenda às suas necessidades, proporcionando cortes precisos e aproveitando ao máximo a lâmina de material utilizado.

 

  1. Escolha cortar pelo lote

Ao optar pelo corte em lote para produzir peças sob medida, é possível otimizar o uso das chapas em até 30%. Portanto, é recomendado escolher processos que permitam economizar as chapas de MDF, visando minimizar o desperdício de material.

 

  1. Crie um bom plano de corte

Desta maneira, você alcança o máximo aproveitamento da chapa, evitando perdas significativos. O plano de corte permite que o marceneiro saiba onde e em que tamanho deve realizar os cortes na chapa, garantindo a economia de matéria-prima e maximizando o retorno do investimento realizado.

 

  1. Mantenha a marcenaria organizada

Quando o espaço onde você trabalha está limpo e arrumado, é possível economizar tempo e otimizar processos. Além disso, permite evitar perda de matéria-prima que poderiam ser aproveitadas e, por vezes, acabam sendo esquecidas pela falta de organização.

 

  1. Invista em produtos de qualidade

Busque por fornecedores que ofereçam chapas de qualidade. Além de garantir melhor acabamento e durabilidade às peças criadas por você, ainda reduzem o desperdício, já que os cortes serão mais precisos e assertivos. Outra vantagem de investir em bons produtos é a durabilidade que eles oferecem, fator determinante para a venda e para ajudar no consumo consciente e sustentável.

 

Conheça os padrões da ARAUCO e tenha menor desperdício na sua marcenaria

Agora que você já sabe como reduzir desperdícios no seu trabalho, confira os padrões da ARAUCO para garantir produtos de qualidade aos seus clientes. Acesse o catálogo e veja todos os detalhes!