A sala de estar, um espaço onde o relaxamento e o conforto são essenciais, é foco do nosso artigo de hoje da Série Ambientes. O arquiteto Renato Mendonça separou três projetos incríveis para você conferir como é possível transformar esse cômodo em um espaço funcional e aconchegante, utilizando conceitos modernos e padrões ARAUCO.
Funcionalidade em todos os detalhes
Por ser em um apartamento pequeno, essa sala foi integrada à cozinha de maneira simples e direta. O corredor segue até o living, onde uma estante acompanha o painel feito com o Deva, que tem tom cinza e trama marcante. A proposta foi utilizar cores um pouco mais quentes e luminosas, sendo assim, os padrões Damasco e Áureo foram escolhidos para a área gourmet.
A composição escolhida traz leveza e funcionalidade à residência. Além disso, oferece uma sensação de conforto e, ao mesmo tempo, praticidade, não apenas pela integração dos espaços, mas também pela facilidade de manutenção.
Outro fator que influenciou diretamente no projeto foi o perfil do cliente. “Escritor, ele tinha a necessidade de possuir diversas prateleiras para expor a sua coleção de livros e um ambiente tranquilo e funcional para desenvolver o seu trabalho”, explica Renato.
Leveza e personalidade em foco
Neste ambiente, o arquiteto trouxe um aspecto mais maduro, já que o casal, em breve, terá um filho. A sala, completamente envidraçada, apresenta uma luz natural muito boa, portanto criou-se um contraste interessante com a tonalidade da madeira mais escura do Sucupira. O verde do padrão Sálvia é responsável pela leveza, garantindo personalidade ao apartamento.
Para trazer o entendimento do ambiente como um todo, a madeira em tom escuro também foi utilizada na cozinha, sendo acompanhada pelo cinza metalizado do Titan. Na divisão entre as áreas, foi preciso considerar uma prateleira suspensa, para aproveitar o desnível da viga, fator inesperado ao projeto.
A composição que une o MDF escuro com a tonalidade mais clara no piso foi perfeita para marcar a volumetria desta construção. Já o cinza cria um arranjo muito bonito com o concreto da viga. “A sala oferece a sensação de algo mais rústico e industrial, mas com um refinamento quando falamos dos cuidados e da materialidade escolhida”, comenta o arquiteto.
Contraste certeiro para criar um ambiente moderno
Nesse projeto, o piso já era existente no espaço, o que foi um desafio ao arquiteto. “Tínhamos dois caminhos: escolher uma madeira com tonalidade próxima à cor do porcelanato ou criar um contraste”, comenta Mendonça. A segunda opção foi a escolhida, criando uma composição moderna e elegante.
O tom escuro e avermelhado do padrão Escarlate dá sequência às portas camarão, que integram por completo a cozinha com a sala. Para trazer leveza, utilizou-se obras de arte mais claras e mobiliário também em tom mais claro, além dos padrões Vesúvio e Deva.
Confira o artigo da Série Ambientes – Cozinhas
Curtiu os projetos criados pelo nosso embaixador para sala de estar? Agora, confira a primeira matéria da Série Ambientes sobre cozinha e encontre novas ideias para criar espaços funcionais e modernos.