No quinto post da Série Ambientes, você confere três projetos de banheiro criados pelo arquiteto Renato Mendonça. Leia Aqui!

 

Há tempos, o banheiro deixou de ser apenas uma área exclusivamente higiênica. Em alguns projetos, é protagonista e, em sua maioria, apresenta grande relevância. É por isso que esse cômodo não poderia ficar de fora da nossa Série Ambientes.

Neste quinto episódio, separamos três projetos de banheiro criados pelo nosso embaixador, Renato Mendonça. O arquiteto transformou os espaços em verdadeiras áreas de sofisticação e aconchego.

 

 

Por que não um banheiro mais formal?

Nesse primeiro ambiente, o estilo mais sério e formal se sobressai. Uma madeira mais escura, o padrão Sucupira, foi utilizada em composição com o cinza da trama marcante do padrão Deva. Para ficar em destaque, o tampo possui tonalidade mais clara.

Além disso, o espaço conta com uma luz direta superior funcional, além de uma iluminação indireta embaixo do gabinete, o que valoriza o fato de ele ser suspenso. Isso proporciona mais leveza e a ideia de que o móvel está flutuando.

Ao manter a estrutura já existente dentro do apartamento, como o revestimento de pedra no piso e o de concreto na parede, “mostramos que a casca pode ser única, enquanto os acabamentos de marcenaria podem variar”, comenta Renato.

 

 

Diferentes estilos em uma mesma composição

A segunda proposta traz um banheiro com toque delicado e uma certa jovialidade. O ambiente é composto pelo verde do padrão Sálvia nas gavetas, pelo carvalho branco do Galês na marcenaria da parede ripada e armário e pelo branco no tampo. Já o dourado se manifesta nos metais.

A cortina está muito mais integrada dentro do espaço e pode-se perceber também que a estrutura metálica faz um suporte ao tampo. Além disso, o revestimento de concreto oferece um ar contemporâneo, formando uma linguagem mais leve a todo o cômodo. Ainda assim, a decoração é impactante e cheia de personalidade.

Essa composição cria um estilo completamente diferente, repleto de leveza e informalidade, o que pode, inclusive, ser aplicado em diversos tipos de projetos. “Talvez um minimalista, se considerarmos um único ponto de cor no gabinete ou um mais colonial, se imaginarmos que esse piso é em pedra, mas poderia tranquilamente ser em tijolo”, exemplifica Mendonça.

 

 

Contemporaneidade com um estilo mais urbano

Nesse projeto, temos um estilo mais urbano e contemporâneo, com um toque industrial. Dessa vez, o tampo em granito é em preto absoluto com acabamento levigado, o que deixa a pedra um pouco mais rústica. Os elementos em dourado servem para quebrar a monotonia.

A composição é formada pelo contraste do concreto com a madeira. O MDF, mais claro na parte de baixo, com as gavetas no padrão Galês, e tom cinza e aconchegante da reprodução de tecido do Deva no armário. Ao fundo, as ripas de concreto fazem a sequência no restante do quarto.

Esta decoração é perfeita para um casal mais jovem e descolado. “Já a segunda proposta é ideal para um casal mais delicado, com uma família sendo formada. E o primeiro ambiente serve para alguém com personalidade mais séria ou até mesmo para um casal mais velho”, complementa o arquiteto.

Encontre mais dicas e inspirações

Acesse o nosso blog e confira outras matérias da Série Ambientes para você encontrar diferentes dicas e conferir como aplicar os padrões da ARAUCO nos seus projetos.