Buscamos um equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais e garantimos os padrões mais altos de rastreabilidade com relação à origem da nossa madeira. Toda a madeira que utilizamos possui certificação FSC®, ou cumpre com o padrão de madeira controlada FSC. Isto nos permite garantir que toda a madeira que utilizamos provém de fontes geridas de forma responsável, cumprindo os nossos compromissos ambientais. Além disso, nossas unidades industriais possuem a certificação de Cadeia de Custódia FSC® (FSC® C010928) e ISO 9001, por meio da qual atestamos a qualidade de nossos produtos.
Gerenciamos nossos recursos florestais de maneira sustentável em concordância com os principais padrões mundiais. Respeitamos as comunidades vizinhas, planejamos operações com a participação delas e abordamos possíveis impactos.
Procuramos manter e melhorar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos dos territórios onde estamos presentes.
Trabalhamos buscando que nossas atividades beneficiem as comunidades nas áreas de influência e respeitando os trabalhadores(as) que atuam no manejo florestal.
Nosso manejo florestal adota uma visão integral da paisagem, reforçando funções naturais dos bosques e plantações, como os ciclos hidrológicos e a captura de CO₂, essenciais para o desenvolvimento sustentável. Monitoramos constantemente as operações com indicadores paisagísticos que avaliam 6 fatores-chave para proteger os valores naturais.
Proteger a biodiversidade é vital para garantir ar limpo, água e comida. Na ARAUCO, a conservação da biodiversidade é central em nossa gestão florestal. Desde 2003, nos comprometemos a não substituir bosques nativos e a não incentivar a substituição por terceiros. Desenvolvemos protocolos e políticas para garantir uma gestão eficaz dos bosques nativos.
Uma boa gestão florestal permite que as árvores sejam fonte de recarga, regulação e limpeza dos aquíferos, melhorando o ciclo hidrológico em locais com presença de plantações e/ou bosque nativo. Para conseguir isso, o conhecimento é fundamental.
Somos a primeira empresa florestal a certificar a sua neutralidade carbônica desde 2018. Mas por sabermos que isso não é suficiente, aumentamos a nossa ambição. Em 2022 submetemos nossos objetivos de redução de emissões para os escopos 1, 2 e 3 ao Science Base Targets (SBT) e assim continuamos contribuindo para atingir a meta global de zero emissões líquidas até 2030.
Com as mudanças climáticas, o risco de incêndios florestais aumentou. Para enfrentar isso, desenvolvemos uma estratégia de Prevenção e Controle de Incêndios, focada na proteção de áreas urbanas e rurais. Criamos uma rede de proteção com cinturões e faixas livres de vegetação e corta fogo.
Os solos são essenciais para a produtividade das plantações, acumulando água e nutrientes. Protegemos os solos evitando erosão com cobertura vegetal e cuidados pós-colheita. Recuperamos solos degradados com matéria orgânica e aplicamos práticas silviculturais para preservar sua produtividade e características.
Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde vivemos e trabalhamos, para isso desenvolvemos programas que geram benefícios significativos a longo prazo, utilizando um modelo baseado no diálogo e na participação para garantir que essas iniciativas sejam efetivas e sustentáveis.
Gerenciamos nossos recursos florestais de maneira sustentável, em concordância com os principais padrões mundiais. Criamos vínculos com as comunidades vizinhas, planejamos às operações com a participação delas e abordamos possíveis impactos.