Em o desafio de buscar novas oportunidades que contribuam para o desenvolvimento da ARAUCO, foi assinado um acordo de colaboração entre ARAUCO e o estado do Mato Grosso do Sul, que – se prosperar favoravelmente – será o primeiro passo para a construção de uma nova fábrica de celulose no Brasil.
É importante destacar que esta iniciativa, que chamamos de “Projeto Sucuriú”, está sujeita a uma série de variáveis que estão em estudo; entre elas, as condições de mercado, a licença de impacto ambiental, a avaliação da oferta de madeira e a aprovação do Conselho de Administração.
Se as condições permitirem, a etapa de construção dessa nova planta poderá começar em 2025, com capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas de fibra curta, e estará localizada a 50 km da cidade de Inocência, área que oferece uma série de benefícios do ponto de vista logístico, com uma massa florestal de alta qualidade próxima à planta e facilitando a exportação de celulose para outras regiões.
Cabe destacar que o Brasil é um centro muito importante para a estratégia global da Companhia. Estamos presentes aqui desde 2002, a partir daí avançamos significativamente através das nossas instalações industriais e do nosso património florestal.