Reservas que protegemos

Áreas de alto valor de conservação

Toda área ou floresta tem algum valor ambiental ou social. Os valores que as florestas contêm podem incluir a presença de espécies raras, áreas de recreação, ou até recursos coletados por população local, entre outros. Quando estes valores forem considerados de caráter excepcional ou de importância crítica, a área florestal pode ser definida como uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC). Geralmente a identificação de AAVCs sobrepõem áreas com amostras representativas de ecossistemas, cujas ações de gestão e monitoramento são importantes para a conservação e manutenção das funções ecológicas e da biodiversidade.

Ambiental

Essas áreas apresentam características ambientais relevantes como, por exemplo, pelo ponto de vista de biodiversidade ou ecossistemas. Podem apresentar um ou mais dos seguintes atributos: concentrações significativas de diversidade de espécies; grandes extensões de florestas que formem relevantes paisagens ou mosaicos; ecossistemas raros ou em perigos de extinção.

Valores Arauco

Social

Essas áreas são importantes do ponto de vista social visto que são reconhecidas pelas comunidades. Elas podem possuir as seguintes características: locais que prestem serviços ambientais básicos/ecossistêmicos à comunidade (ex. proteção de água, controle de erosão); que supram necessidades básicas das comunidades (ex. subsistência, saúde); que apresentem valores culturais.

Valores Arauco

Socioambiental

Essas áreas são importantes tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

Valores Arauco

AAVC Refúgio das Antas

Localizada em Água Clara, Mato Grosso do Sul

Localizada no município de Água Clara/MS, a cerca de 355km da capital Campo Grande, tem uma área total de 3.257,74 hectares no interior da fazenda Lobo e é composta por aves, mamíferos de médio e grande porte, anfíbios e répteis, o que permitiu ampliar a conectividade e refinar as áreas prioritárias para a conservação.