O trabalho de um marceneiro envolve muitas atividades e conhecimento sobre os materiais e ferramentas necessárias para criar peças de qualidade. Um dos itens usados é a cola para madeira, que influencia diretamente na durabilidade do projeto.
Com a extensa variedade de colas no mercado, separamos algumas dicas sobre o assunto, para você saber o que considerar na hora escolher a sua e conferir alguns dos principais tipos. Vamos lá?
Como escolher o melhor tipo de cola?
Na hora de adquirir uma cola para madeira, existem alguns pontos que devem ser considerados:
-
Qualidade
Busque por colas específicas para trabalhos de marcenaria, com efeito eficiente e qualidade comprovada. Além disso, escolha marcas reconhecidas e siga as recomendações da embalagem.
-
Secagem
Esse também é um aspecto importante na hora de escolher a cola de madeira. Há alguns tipos que apresentam secagem instantânea, o que torna o processo mais rápido e prático.
-
Resistência
Aposte em colas resistentes à água e a altas temperaturas, especialmente se o projeto for em uma área úmida, como banheiros e cozinhas, por exemplo.
-
Acabamento
Outro detalhe a ser verificado é o acabamento que a cola irá dar à peça. Opte, preferencialmente, por aquelas incolores, para não prejudicar a tonalidade da madeira. Além disso, cuide com os resquícios de cola, limpando o excesso após a colagem.
Confira alguns dos principais tipos de colas
Separamos algumas colas de madeira que você pode investir para realizar os seus projetos:
-
Epóxi
É um adesivo composto por duas partes: resina e endurecedor. Quando misturados, reagem quimicamente para formar uma ligação durável, capaz de aderir a uma variedade de materiais, como metal, plástico, vidro e madeira.
Utilizada em aplicações que requerem alta resistência mecânica, durabilidade a temperaturas extremas e impermeabilidade.
-
Cola de contato
É um tipo de adesivo aplicado em ambas as superfícies a serem unidas e deixado secar até que fique pegajoso ao toque. Quando as peças são pressionadas juntas, a cola forma uma ligação forte e permanente. Indicada para quando se deseja uma adesão rápida e eficaz, e, por isso, é muito utilizada em marcenaria, estofamento, fabricação de calçados, entre outros campos.
-
PVA Amarela
É um tipo de adesivo à base de polivinil acetato, que se apresenta na forma líquida e seca transparente. Ela é muito utilizada em trabalhos de artesanato, escolares e em projetos de marcenaria leve.
Essa cola é conhecida por sua versatilidade, sendo adequada para unir papel, papelão, madeira, tecido, entre outros materiais porosos. A cor amarela geralmente se deve a aditivos ou pigmentos presentes na composição, mas quando a cola seca, fica transparente.
-
Cola a base d’água
É um tipo de adesivo cuja formulação principal é composta por água e resinas sintéticas ou naturais. Essa cola é considerada mais segura e menos tóxica do que muitos outros tipos de adesivos, pois não contém solventes orgânicos voláteis.
Pode ser utilizada em uma variedade de aplicações, incluindo papel, papelão, madeira, tecido e outros materiais porosos. Apresenta uma secagem mais lenta em comparação com algumas colas à base de solventes, mas oferece uma ligação forte e durável quando completamente seca.
-
Cianoacrilato ou cola instantânea
É um tipo de adesivo de secagem rápida e forte. Composto por monômeros de cianoacrilato que polimerizam rapidamente em contato com a umidade do ar, formando uma ligação sólida entre as superfícies a serem unidas. Essa cola é utilizada em uma variedade de materiais, como plástico, metal, borracha, cerâmica e vidro.
Normalmente, é empregada em pequenos reparos, artesanato, modelagem e em outras aplicações industriais. Devido à sua secagem rápida, é importante manuseá-la com cuidado para evitar colagem acidental de dedos ou outras superfícies indesejadas.
-
Cola de Poliuretano (PU ou PUR)
Conhecida por sua resistência e versatilidade, essa cola é um tipo de adesivo composto por polímeros de poliuretano. Ela é utilizada para diferentes aplicações, incluindo trabalhos na marcenaria.
A cola de poliuretano forma uma ligação forte e durável, garantindo resistência à água, ao calor e a produtos químicos. Pode ser encontrada em diferentes formas, como líquida, em gel ou em espuma, para atender a diversas necessidades de aplicação.
-
Acetato de Polivinila (PVA)
Chamamos de ‘cola branca’ ou ‘cola escolar’, e é amplamente utilizada em projetos escolares, artesanato e trabalhos mais simples na marcenaria. Seca transparente e é solúvel em água, o que garante facilidade na limpeza e manipulação. Além disso, o PVA não é tóxico, o que o torna seguro para uso em ambientes domésticos.
Saiba mais
Para conferir outras dicas sobre marcenaria e tendências de decoração, continue em nosso blog e explore outros artigos.
ARAUCO Online
No ARAUCO Online você encontra as chapas de MDF ARAUCO, colas e fitas de borda para o seu projeto de marcenaria. Acesse já!