Ao planejar um ambiente, os móveis são os grandes protagonistas, pois, além de entregarem funcionalidade, deixam o espaço com beleza e requinte. Mas, existem alguns detalhes que podem fazer a diferença na composição. É o caso da iluminação em LED, que já é uma tendência na arquitetura moderna.
Com inúmeras vantagens, essa funcionalidade vem sendo cada vez mais utilizada em móveis planejados. Sendo assim, se você, marceneiro, quer inovar em seus projetos, precisa saber como aplicar o LED e quais são as vantagens desse recurso estético. Encontre as respostas para essas perguntas aqui.
Por que utilizar o LED nos seus projetos?
Os LEDs, além de trazerem luz a uma peça específica, também agregam maior sofisticação aos projetos. Como essas pequenas luzes são instaladas para ficarem escondidas, oferecem a sensação de uma iluminação embutida, criando uma decoração diferenciada.
Além disso, com a popularidade de móveis com LED, a busca por profissionais que saibam fazer a aplicação cresceu. As marcenarias têm procurado especializar os seus colaboradores para que realizem a montagem e também executam a instalação dos módulos de LED. Portanto, ter esse conhecimento é um diferencial!
Como aplicar as luzes de LED nos projetos?
Confira as principais formas de aplicação desse recurso em móveis.
Salas de estar
Pode-se aplicar as lâmpadas de LED de forma que se adeque às atividades realizadas nesse cômodo, como assistir televisão ou receber amigos. Geralmente, são instaladas em racks e painéis para dar um toque de aconchego. Lembre-se de não utilizar luzes muito fortes, para não atrapalhar o uso da TV.
Cozinhas
A utilização das fitas de LED é bastante comum em armários e detalhes na pia, o que auxilia na preparação das refeições e dá um charme ao ambiente.
Quartos
Esse tipo de iluminação é capaz de trazer um ar aconchegante aos ambientes mais íntimos. Normalmente, são utilizadas nas cabeceiras de cama ou ainda em closets, para facilitar a escolha das roupas e valorizar o espaço.
Ambientes comerciais
As luzes de LED podem ser aplicadas em diferentes espaços comerciais, como em escritórios e lojas, a fim de trazer sofisticação e destacar produtos.
Quais são os cuidados que se deve ter para instalar as luzes LED?
Existem alguns pontos de atenção ao instalar os módulos de LED, para que o resultado seja harmônico e coerente com o ambiente. Qualquer móvel pode receber a tecnologia, desde que:
Explore também o MDF Cafelatte Arauco
- Tenha um planejamento elétrico para analisar a alimentação adequada ao móvel;
- Seja conferida a potência e a temperatura dos módulos;
- As luzes fiquem adequadas ao objetivo e equilibradas na decoração, para não prejudicar a experiência visual do ambiente.
Quais são as vantagens de utilizar fitas de LED nos projetos?
A busca pelo uso de móveis com LED é justificada especialmente pela alta sofisticação que o recurso oferece. No entanto, há outras vantagens em escolher esse tipo de iluminação, como:
Durabilidade: existem opções de lâmpadas que apresentam uma vida útil com mais de 35 mil horas. Além disso, não exigem manutenções constantes.
Sustentabilidade: por serem uma fonte de energia limpa, não emitem poluentes e podem ser recicladas, o que as torna mais sustentáveis.
Economia: em comparação às lâmpadas comuns, as luzes de LED são até 70% mais econômicas.
Na prática!
O Leandro e Luciano do canal e blog Empoeirados criaram uma estante para livros com nichos utilizando iluminação LED e nossos padrões Damasco e Sucupira. Além de linda, ficou super funcional. Você pode conferir o vídeo com passo a passo da montagem da estante aqui.
Conheça os painéis MDF da ARAUCO
Agora que você já sabe como e por que utilizar as luzes de LED nos seus projetos, invista em chapas de MDF de qualidade para iniciar o trabalho.