Um estilo simples que preza o conforto. Essa é a alma da decoração escandinava. Sua dualidade entre o moderno e o tradicional fazem dela focar apenas no essencial, tornando os ambientes funcionais e aconchegantes.

Cada vez mais em alta, esse tipo de décor vem conquistando arquitetos e designers de interiores, seja pela facilidade em integrá-lo aos mais diversos espaços ou pelo resultado final que fascina qualquer um. No artigo de hoje, você vai conferir como fazer uma decoração escandinava e padrões ARAUCO que se encaixam com a ideia.

 

O que é a decoração escandinava?

O estilo escandinavo surgiu ainda no século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco. De lá pra cá, continua invadindo espaços e tornou-se uma tendência na arquitetura. Mesmo que sua origem seja antiga, ele carrega um ar contemporâneo, onde o minimalismo e o conforto são protagonistas.

É quase um “pretinho básico”, que nunca sai de moda – mas sem o preto, porque, aqui, a base é com cores neutras, dando espaço para alguns tons vivos e elementos suavemente envelhecidos. Pode-se dizer também que esse tipo de décor une o melhor de todas as composições, agradando facilmente diferentes públicos.

 

Quais são as principais características de uma decoração escandinava?

Entre os aspectos do estilo escandinavo, podemos destacar:

 

Os tons suaves dominam o cenário escandinavo. Aposte em uma paleta monocromática, com o branco, off-white e outras cores claras, como o bege, o nude e o cinza. O preto até pode ser utilizado, para criar contraste, apenas em alguns detalhes.

 

Por ter sua origem em países nórdicos, onde o dia era mais curto, a decoração escandinava prioriza o aproveitamento da luz natural, com janelas grandes e atenção extra à projeção de sombras. Evite cantos escuros e use a iluminação a seu favor para criar espaços aconchegantes.

 

No décor escandinavo, os objetos feitos com matéria-prima local são bem-vindos. A simplicidade de itens criados à mão que remetem à natureza evidencia tudo o que esse estilo deseja passar. Tanto para pisos, como para móveis, é indicado utilizar cores claras e, de preferência, materiais sustentáveis, como o MDF.

Os estofados, as almofadas e as mantas aparecem em linho, algodão ou lã. É interessante manter sempre os tons claros, incluindo pontos de cor apenas como complemento estratégico. Tapetes peludos e outros materiais, como o couro e metal também fazem parte do universo escandinavo.

 

Ambientes escandinavos seguem aquela de “menos é mais” do estilo minimalista, evitando excessos de itens decorativos. O intuito é que os espaços sejam muito bem aproveitados, com linhas retas e materiais de qualidade, para garantir áreas funcionais e confortáveis.

 

A decoração escandinava, além de ser minimalista, é simples, evocando o conceito de que não é preciso muito para ser bonito e aconchegante. Inclusive, o estilo inspira a prática do “faça você mesmo” ou até mesmo a presença de alguns elementos “fora de ordem” de forma proposital, conferindo vida aos ambientes e tendo a imperfeição como ideia de beleza.

 

Padrões ARAUCO para criar a sua decoração escandinava

A madeira na decoração é um dos elementos-chave para proporcionar a sensação de acolhimento e naturalidade típica do estilo escandinavo. Nesse sentido, os padrões ARAUCO se destacam por oferecer uma variedade de acabamentos que combinam com essa proposta visual.

Com versatilidade, as aplicações do MDF na arquitetura possibilitam transformar diferentes espaços de forma prática e elegante, indo desde móveis planejados até painéis e revestimentos. A ARAUCO, referência em soluções sustentáveis, entrega chapas que facilitam a criação de projetos que equilibram simplicidade, beleza e conforto, indo ao encontro da essência escandinava.

 

Confira alguns exemplos:

 

  1. Tauari Clássico

A música clássica nos oferece composições tão profundas quanto refinadas. Essa é a semelhança desse gênero musical com o novo padrão Tauari Clássico, conversando perfeitamente com o décor escandinavo. Com riqueza delicada e sutil, ele reproduz fielmente a lâmina natural dessa madeira.

 

  1. Maragogi

Leve, delicado e calmante, oferece um frescor natural. Encanta em usos individuais e em composições com outras cores e padrões.

 

  1. Cristalina

Um tom de off-white bem claro, quase branco, que traz elegância. Sua neutralidade e aspecto acetinado são ideais para enriquecer combinações, proporcionando sofisticação e versatilidade aos ambientes.

 

  1. Lino

Em uma tonalidade que remete ao algodão cru, o Lino traz a pureza do natural e do autêntico para proporcionar conforto, exatamente o que a decoração escandinava prioriza. Essa proposta com estrutura de tecido se diferencia dos demais padrões unicores. Ao mesmo tempo, cria uma base neutra para diversas combinações.

 

  1. Carvalho

Extremamente versátil, este padrão de madeira clara pode ser usado tanto na vertical como na horizontal. Com desenho uniforme, é facilmente combinado com outras cores e padrões têxteis.

 

A madeira de carvalho é uma excelente escolha para quem busca sofisticação e leveza nos ambientes, oferecendo um visual atemporal que valoriza diferentes estilos de decoração, inclusive o escandinavo. Além disso, sua tonalidade suave contribui para ampliar visualmente os espaços, tornando-os mais aconchegantes e equilibrados.

 

Conheça o portfólio completo da ARAUCO

Para criar uma decoração escandinava autêntica e acolhedora, conte com os padrões da ARAUCO. Acesse o site e prepare-se para transformar seus projetos com a beleza e a qualidade dos nossos painéis MDF.

Veja também: Cores de MDF