Ao escolher as cores de MDF certas, é possível transformar o projeto de forma impressionante. Ao definir tons adequados, o espaço ganha aconchego, sofisticação e aquela sensação de equilíbrio e harmonia que todo cliente espera.  

Nos últimos anos, as tendências de design e decoração apontam para a conexão com a natureza. Portanto, frescor e tranquilidade são bem-vindos nas suas criações. Além disso, o uso de materiais sustentáveis tem sido cada vez mais valorizado. Não se pode mais pensar apenas na estética, é necessário criar ambientes ecologicamente corretos. 

Nesse cenário, o MDF se destaca como uma escolha sustentável, prática e versátil, ideal tanto para revestimentos de paredes quanto para móveis e detalhes decorativos. As chapas fabricadas com esse material oferecem durabilidade e uma grande variedade de acabamentos.  

Mas, devido a esse leque de possibilidades, muitas vezes se torna complicado definir a paleta de cores. Você tem essa dificuldade? Então, continue por aqui e confira as principais cores em MDF da ARAUCO que todo arquiteto, designer de interior ou profissional da área precisa conhecer e utilizar em seus próximos projetos. 

 

Antes de tudo, saiba por que escolher o MDF 

Se você acompanha os nossos conteúdos, já deve saber o quanto o MDF é versátil. Mas é sempre bom relembrar as vantagens de investir nesse material. Os painéis de MDF estão sendo cada vez mais procurados no mercado de decoração e mobiliário, e não é à toa.  

Sua principal vantagem é a combinação de resistência e leveza, oferecendo um acabamento impecável sem pesar no design. Ele é ideal para quem busca uma opção de fácil manuseio, que pode ser moldada em diferentes formatos e combinações de cores, sem perder a qualidade e durabilidade. 

O MDF também é uma alternativa sustentável, o que vai ao encontro das tendências da área, que indicam o uso de produtos eco-friendly para a construção de projetos arquitetônicos. Outro ponto super vantajoso do MDF é a variedade de acabamentos que ele oferece, desde os mais lisos até os texturizados. Isso significa que o número de cores em MDF é imenso e o portfólio da ARAUCO é prova disso! 

Assim, podemos afirmar que o MDF se torna a escolha certa para quem busca praticidade, beleza e responsabilidade ambiental em seus projetos. 

 

Tendências de cores que estão em alta em 2025 

Ainda em 2024, a WGSN, em parceria com a Coloro, informou quais são as principais cores que iriam ditar o ritmo da decoração em 2025. Tons mais ativos foram os protagonistas, já que são capazes de transmitir segurança a um mundo que está mais sensível e volátil. 

As tonalidades que lembram a essência da natureza também continuam em foco, para proporcionar uma sensação de calma e tranquilidade nos ambientes. Azul profundo, coral, turquesa, rosa pálido e amarelo foram as cores-chaves definidas. No entanto, você pode variar entre a paleta de tons de cada uma delas, criando projetos surpreendentes que seguem as tendências e, ao mesmo tempo, trazem harmonia aos espaços. 

 

Quais são as principais opções de cores de MDF? 

Confira agora as cores de MDF que você precisa estar atento e, a depender da proposta, utilizá-las em seus projetos. 

 

Brancos e neutros 

São perfeitos para criar áreas mais amplas, iluminadas e com uma sensação de leveza. Os brancos e neutros proporcionam uma boa base, que combina com qualquer estilo de décor e permite destacar outros elementos da composição, como móveis coloridos ou objetos de arte.  

Esses tons são ideais para quem deseja um espaço sofisticado, minimalista e atemporal. No geral, todas as cores de MDF que envolvem essa paleta transmitem serenidade, clareza e frescor. Uma escolha certeira para locais que exigem luminosidade e uma atmosfera tranquila. 

O interessante é sair do comum e, ainda assim, permanecer dentro da paleta neutra, como é o caso do MDF ARAUCO Lino, uma tonalidade que remete ao algodão cru, provando que o uso de cores claras em ambientes não precisa acontecer de forma monótona e sem estilo. Essa proposta com estrutura de tecido se diferencia dos demais padrões unicores e cria uma base neutra para diversas combinações. 

O Beige também é uma ótima opção de tom neutro. Clássico e atemporal, é versátil e de fácil combinação com outras cores e materiais. Apresentado na textura Matt, conversa perfeitamente com madeirados escuros e médios e com unicores. 

Conheça também: Cristalina e Orvalho 

Madeirados 

Indicados quando o objetivo é inserir os tons da natureza dentro de casa. Aconchego, calor e acolhimento são algumas das sensações que eles garantem aos ambientes. Com os madeirados, é possível transmitir aquele sentimento de pertencimento e conexão com o exterior e com suas raízes. É o caso do Cerrado, que possui uma estrutura linear com um leve movimento nos veios. Seus traços e tons o tornam um clássico para os mais variados projetos. 

Se você deseja criar espaços com um toque rústico ou natural, os madeirados são perfeitos. A variedade de nuances, incluindo os tons mais claros, como o Bambu, que traz um sopro de novidade ao décor, e os mais escuros, oferece adaptações para diferentes estilos de decoração. Projetos modernos e clássicos recebem as cores de madeira com facilidade. E o melhor: nunca saem de moda! 

Conheça também: Jequitibá e Tauari Clássico 

 

Tons escuros 

Cinzas, azuis profundos ou pretos, os tons escuros são indicados para criar ambientes sofisticados e imponentes. Essas tonalidades transmitem elegância, sobriedade e intimidade, além de proporcionarem um ar de modernidade às composições. O Silício, por exemplo, é moderno e tecnológico, que se destaca por sua superfície inovadora e sofisticada. Com um toque quente e a textura Vert, o MDF Silício oferece um visual distinto e contemporâneo, perfeito para projetos 

Ao mesmo tempo, cores mais escuras também vão além, garantindo uma sensação de aconchego, principalmente quando combinadas com uma iluminação indireta ou elementos em tons mais claros. O segredo para usar tonalidades escuras é fazer um contraste entre elas e uma paleta de cores neutras e amadeiradas claras.

Confira também: Lord, Grafito e Escarlate 

Coloridos 

Os tons coloridos em MDF são perfeitos para quem quer ousar e trazer vida aos espaços. Eles têm o poder de estimular a criatividade, energizar e até transmitir emoções específicas, dependendo da cor escolhida. O Maragogi é assim: leve, delicado e calmante, oferecendo um frescor natural. Encanta em usos individuais e em composições com outros padrões. 

Cores mais vibrantes, como amarelos, vermelhos ou azuis, adicionam dinamismo ao ambiente, enquanto tons mais suaves, como o verde e o lilás, levam frescor e bem-estar aos projetos. É o caso do Frapê, um padrão que encanta pela leveza e a possibilidade quase infinita de combinações, tornando-o um verdadeiro curinga. Sua leveza e flexibilidade facilitam a criação de projetos criativos, unindo praticidade e estilo.  

Apostar em painéis de MDF coloridos é uma excelente maneira de personalizar as decorações, refletindo a personalidade dos moradores. 

Conheça também: Damasco e Lavanda

ARAUCO: um portfólio completo de cores em MDF 

O portfólio da Arauco é completo, incluindo linhas que reproduzem madeiras, cores, tecidos, pedras e metais. A nova coleção Ritmos tem padrões cadenciados e atemporais que dão o tom para você criar sem limites e em sintonia com a sua vida. 

As cores da nossa linha de madeiras brasileiras também ganham destaque por possuírem belos desenhos e catedrais distintas, como é o caso do Ipê Real, ou do Louro Freijó, em tom castanho claro amarelado, quase mel, com estrias enegrecidas e paralelas, e catedrais alongadas. 

 

Conheça todo o nosso catálogo de cores em MDF e prepare-se para criar projetos atemporais e surpreendentes.