Fazer a precificação de projetos de arquitetura pode ser um desafio, tanto para arquitetos, quanto para marceneiros.
Definir um valor justo, que cubra seus custos, garanta sua margem de lucro e ainda seja atrativo para o cliente, exige cuidado e planejamento.
Neste artigo, vamos explorar os principais pontos a serem considerados nesse processo, para que você possa precificar seus projetos sem afastar potenciais clientes.
O que verificar antes de realizar a precificação de projetos de arquitetura?
A precificação precisa ser feita com base em informações sólidas e bem definidas. Antes de apresentar um valor ao cliente, analise os fatores que impactam diretamente no custo final do projeto.
Vamos detalhar cada um deles:
1. Escopo do projeto
Entenda primeiro o escopo do projeto, pois ele será a base da sua precificação. Procure entender de forma clara e detalhada o que o cliente espera do serviço. Isso inclui:
- Metragem e complexidade do projeto: O tamanho da área a ser projetada e sua complexidade influenciam diretamente no tempo e nos recursos necessários.
- Serviços inclusos: além do desenvolvimento do projeto em si (plantas, desenhos técnicos, perspectivas, etc.), o cliente também deseja acompanhamento da obra, consultoria de design de interiores, ou outros serviços adicionais?
- Necessidade de mão de obra especializada: O projeto demanda a contratação de engenheiros, paisagistas ou designers de interiores?
- Prazo de entrega: Prazos mais curtos podem exigir dedicação exclusiva ou horas extras, o que aumenta o custo do projeto.
2. Custo de produção
Liste todos os custos envolvidos no projeto, como, por exemplo:
- Materiais e softwares;
- Mão de obra;
- Deslocamentos e visitas técnicas;
- Custos fixos (aluguel, contas de água, luz, internet, etc.).
3. Margem de lucro
A margem de lucro desejada precisa cobrir os custos fixos e eventuais.
Para defini-la, considere seus objetivos financeiros, e pesquise os preços praticados pela concorrência na sua região.
4. Preço final
Com base no escopo do projeto, nos custos de produção e na margem de lucro desejada, chegue ao preço final.
Apresente o valor de forma clara e detalhada ao cliente, explicando como ele foi calculado.
Diferencie o que é projeto e acompanhamento
Deixe claro para o cliente o que está incluso no projeto e o que é considerado acompanhamento de obra.
O projeto geralmente envolve a criação de plantas e desenhos técnicos.
Já o acompanhamento de obra inclui visitas ao local, reuniões com o cliente e outros profissionais, resolução de problemas, entre outras coisas.
Cada um desses serviços tem um custo e deve ser precificado separadamente.
Estipule prazos para o recebimento
Defina prazos claros para o recebimento dos pagamentos.
Isso garante que você tenha fluxo de caixa para cobrir os custos do projeto e evita problemas com inadimplência.
Avalie sua experiência
Sua experiência e portfólio influenciam na precificação. Profissionais mais experientes e com trabalhos reconhecidos podem cobrar valores mais altos.
No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre o valor do seu trabalho e o que o mercado está disposto a pagar.
Por isso, ajuste seus valores conforme esses dois indicadores. Com planejamento e organização, você conquistará clientes e garantirá o sucesso do seu negócio.
Conte com materiais de qualidade para o seu projeto
A escolha dos materiais certos garante a durabilidade, estética e funcionalidade de um projeto.
O Arauco MDF é um exemplo de material que agrega valor para qualquer projeto. A variedade de padrões de melamina disponíveis, aliada à sua versatilidade e estabilidade dimensional, permite a criação de peças com design diferenciado e alta qualidade.
Além disso, sua produção sustentável garante um ambiente mais saudável e ecologicamente correto.
Invista em materiais de qualidade e eleve o nível dos seus projetos!